LOGOTIPO - como surgiu e como ficou o resultado final.
A ideia inicial, partiu de um desenho rascunhado, que era um trator de esteira com uma pá à frente abrindo terreno e deixando o caminho seguro para os demais. Nesse desenho, substituímos o conjunto de rodas por esteira, usando corrente, catraca e uma coroa de bicicleta, buscando uma harmonia com o tema proposto.
Considerando as dificuldades à época (2012), os profissionais sem comprometimento colocando dificuldade para vetorizar o desenho e a falta de conhecimento técnico dos integrantes do grupo, o desenho foi simplificado, fazendo o conjunto pé de vela com pedal, coroa, catraca e corrente, parecer um trator.
CAMISETA - Entenda como foi a escolha das cores.
O amarelo predominante na camiseta, foi escolhido após estudos que indicaram o amarelo para as vestimentas dos combatentes florestais, que atuando nos incêndios no cerrado, foram visualizados a olho nu, a maior distância entre as cores analisadas, aumentando o nível de segurança e de visualização em caso de emergência, além de significar luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade, é uma cor inspiradora e que desperta a criatividade, estimula as atividades mentais e o raciocínio.
O preto, na parte inferior da parte de trás da camiseta, foi escolhido para camuflar a sujeira proveniente da lama, a pedido dos adeptos do Mountain Bike
O vermelho, pela paixão ao ciclismo, pela energia e excitação e o branco, pela paz. O vermelho e o branco juntos, fazem referência aos bombeiros fundadores do grupo.
O pé de vela remete a ideia da cabine do trator, que abriga o condutor que está sentado em cima da coroa. BRASÍLIA-DF no pé de vela indica o local de criação e o Desde 2012 no pedal o ano.
A catraca e as coroas é para lembrar as rodas do trator. O desenho dos eixos das "rodas" passou por uma mudança em 2017, aderindo a campanha Álcool ZERO. O desenho de uma tampa de latinha fechada na "roda" da frente, é de uma criança pedalando com segurança e os dizeres SE BEBER, NÃO DIRIJA, e na "roda" de trás, a tampa de uma latinha aberta, onde não é mais possível ver a criança pedalando, e os dizeres EVITE ACIDENTES.
A corrente transmite a ideia de um trator de esteira e tem gravado nos elos os dizeres TRATOR e CERRADO, alternadamente.