Ao clicar na imagem, você será direcionado para o álbum de fotos da referida cicloviagem.
CICLO-EXPEDIÇÃO ROTA IMPERIAL. (setembro/2019)
No ano em que a Rota Imperial completa 200 anos de história, nosso cicloviajante Náufrago resolveu fazer o trajeto.
Com início no dia 22 de setembro de 2019, levou 8 (oito) dias para concluir o percurso em ritmo de passeio, sem meta ou data determinada para o término. (vale lembrar que o Náufrago é uma cicloviajante experiente e com resistência para esse tipo de expedição)
Com saída da Praça Tiradentes em Ouro Preto/MG e chegada no Palácio Anchieta em Vitória/ES, passou por 34 municípios, sendo 17 mineiros e 17 capixabas, totalizando 581 quilômetros rodados de bicicleta, tudo por estradas de chão, exceção o perímetro urbano. Segundo o Náufrago, a parte mineira é visível a preservação histórica, quanto ao café e ao ouro.
A Rota Imperial insere o Espírito Santo no âmbito da Estrada Real, cujos caminhos foram abertos pela Coroa Portugueses em meados do século XVII, oficializando o trajeto do outro de MG ao RJ, onde o metal precioso encontraria a saída para o mar sem a necessidade do pagamento de impostos.
Documentário completo da Ciclo-Expedição, pode ser conferida diretamente no Blog do Náufrago clicando AQUI. Aproveite, o matéria está bem completo.
CICLOVIAGEM EXPEDIÇÃO POR TRILHAS EM SANTA CATARINA. (novembro/2018)
Uma cicloviagem de 11 (onze) dias, realizado pelo Náufrago 171, com início no aeroporto da cidade de Navegantes e término em Urubici.
O cicloviajante durante teu trajeto, percorreu as seguintes Trilhas: Trilha Rio Itajaí-Açu; Trilha Vale Europeu Catarinense; Trilha Fumo, Trilha Cebola; Trilha Parque São Joaquim e Serra do Rio do Rastro; Trilha Rio Tubarão; Trilha BR101; Trilha Corvo Branco I, Trilha Campestre; Trilha Corvo Branco II; e Trilha 10º Desafio Serra do Rio do Rastro.
Entenda cada detalhe no blog do cicloviajante, clicando AQUI.
Para ser direcionado ao álbum de fotos referente a esta cicloviagem, é só clicar na foto desta expedição.
CICLO ROMARIA (BRASÍLIA/DF A TRINDADE/GO), RUMO AO SANTUÁRIO BASÍLICA DO DIVINO PAI ETERNO POR ESTRADAS DE CHÃO. (março/2018)Uma cicloviagem de 3 (três) dias, com 17 (dezessete) participantes, rumo ao a Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, que é um templo católico brasileiro localizado no município goiano de Trindade, sendo a única basílica no mundo dedicado ao Divino Pai Eterno.
Veja o álbum de fotos clicando na imagem ao lado, mas quiser todos os detalhes, para planejar uma cicloviagem dessa, não deixe de visitar o blog no Náufrago 171 clicando AQUI.
E ainda se quiser assistir o vídeo, só clicar AQUI.
Vamos aos números: 255 Km (107, 97 e 51 km), 3.600 metros de elevação, 3 dias consecutivos pedalando.
Cidades: Brasília/DF - Corumbá - Interlândia - Ouro Verde - Nova Veneza - Trindade/GO
DO GAMA/DF A CALDAS NOVAS/GO POR ESTRADAS DE CHÃO (janeiro/2018)
O trator Náufrago 171 juntamente com o colega Raphael Machado saíram do Gama no dia 6 de janeiro de 2018, com destino a Caldas Novas, levando todo equipamento necessário para três dias de expedição, veja todos os detalhes clicando AQUI.
Vamos aos números: 271 km, 4.007 metros de elevação, 3 dias pedalando.
Cidades: Gama/DF - Luziânia - Pires do Rio - Caldas Novas/GO
VALE EUROPEU CATARINENSE (setembro/2016)
A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca dessa região catarinense, localizada na Vale do Itajaí. Famosa por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, o Vale Europeu possui muitas outras atrações: da arquitetura típica à culinária, celebrada em grande estilo durante as Festas de Outubro, dos roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense às celebrações religiosas que acontecem em vários de seus municípios, do ecoturismo ao turismo rural. Não temos palavras e nem imagens que possam explicar o que é percorrer o Circuito Vale Europeu Catarinense usando uma bicicleta. Tem que sentir, tem que viver essa emoção para compreender. Cada serra vencida era uma satisfação, cada curva uma emoção e a cada metro uma nova imagem que ficou guardada. Agradecemos a Deus por essa oportunidade, que venham os próximo desafios. Queremos aproveitar e parabenizar cada integrante dessa cicloviagem (Fabiana, Elder Drumond, Adrien, Chitão, René Souza, Patrícia Souza, Julien Shark).
Vamos aos números: 329 km registrados no GPS, 3825 metros de elevação, 5 dias consecutivos pedalando, Cidades (Timbó, Rio do Cedros, Pomedore, Indaial, Rodeio, Dr. Pedrinho, Altos Cedros-Região dos Lagos, Palmeiras, Benendito Novo, Timbó).
A cicloviagem teve como base os dados disponíveis em https://circuitovaleeuropeu.com.br/ (2016).
EXPEDIÇÃO CAMINHO DAS PONTES (maio/2016)Uma Cicloviagem de Itiquira/GO à Alto Paraíso/GO em dois dias, com pernoite no Povoado do Forte. Um agradecimento especial ao Náufrago 171 pela idealização do projeto e aos parceiros MAMUTE ENERGY DRINK e CICLOREX BIKE SHOP.
Cicloviajantes: Julien Shark, Junior TC, Jadson, Brutão, Piu, Alessandro, Elder Mineiro, Edson, Vanderson, Adrien Chitão, Betão Ciclorex, Renatta, Náufrago 171, Cristiano, Irair, Alex Nery e nosso convidado Fabão.
Vamos aos números: 219,46 km (153,56 km no 1º dia e 67,03 km no 2º dia), 3.111 metros de elevação, 2 dias pedalando.
A cicloviagem está documentamenta em blog, veja todos os detalhes clicando AQUI.
EXPEDIÇÃO ESTRADA REAL - CAMINHO DOS DIAMANTES (setembro/2014)
Vamos ao números: 409 km, 10.329 metros de elevação, 6 dias consecutivos pedalando.
Cicloviajantes: Julien Shark, Jacques, Jadson, Isac, Adrien Chitão, Náufrago 171, Vanderson, Clerton, Keiti, Cristiane e Fátima.
Cidades: DIAMANTINA - São Gonçalo do Rio das Pedras - Milho Verde - Serro - ALVORADA DE MINAS - Itapanhoacanga - Tapera - Córregos - CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - Senhora do Carmo - Morro do Pilar - ITAMBÉM DO MATO DENTRO - Ipoema - Bom Jesus do Amparo - COCAIS - Barão de Cocais - Santa Bárbara - CATAS ALTAS - Morro de Água Quente - Santa Rita Durão - Bento Rodrigues - Camargos - Mariana - OURO PRETO.
A cicloviagem teve como base os dados disponíveis em http://institutoestradareal.com.br/ (2014).
ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA DE MUQUÉM (agosto/2014)
Um pedal de fé, de 222 km, realizado anualmente desde 2014, com saída de Cocalzinho de Goiás (geralmente a noite), e pedalando a madrugada toda até chegarem a Muquém, um distrito do município de Niquelândia/GO, onde acontece a Festa de Nossa Senhora da Abadia de Muquém. O local nessa época é muito visitado por romeiros e chega a ter 150 mil pessoas. O seu santuário é um dos maiores do Brasil e sua romaria é uma das maiores do mundo. A cicloviagem (cicloromaria) foi composta pelo seguintes tratores: Jacques, Cássia, Márcio, Danilo, Diego, Sr. Antônio, Zé do Papai e Piu, e desde então, vem atraindo mais adeptos todos os anos.
Vamos aos números: 222 km, 2725 metros de elevação, 14h de duração, Cidades (Cocalzinho de Goiás, Dois Irmãos, Quebra Linha, Vila Taveira, Niquelândia e Muquém).
Uma cicloviagem de 2 dias com saída da vila (ou povoado) de São Jorge, município de Alto Paraíso de Goiás, com pernoite no Povoado do Rio Preto, em barracas de camping e chegada em Cavalcante/GO. São aproximadamente 140 quilômetros, onde o cicloviajante pode apreciar a beleza Natural da Chapada dos Veadeiros. São diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d'águas, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. Tratores Cicloviajantes dessa edição: Julien Shark, Omar, Gilberto Baeta, Daniel Lamounier, Alex Nery, Vanessa Borges, Marcelinho, Isac Alves, Tasso, Marina Thalhofer, Vanderson, Higor, Tertuliano,e Beto Abreu.
Vamos aos números: 140 km (em dois dias 1º 63km e 2º 77km), 1726 metros de elevação, Cidades (São Jorge, Colinas do Sul, Povoado do Rio Preto e Cavalcante).
VOLTA DA CHAPADA DOS VEADEIROS (junho/2013)
A BICICLETADA NACIONAL - RIO +20 (junho/2012)
A Bicicletada Nacional foi uma grande mobilização de ciclistas de todas as partes do Brasil que pedalaram até o Rio de Janeiro para fazerem parte da Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), chamada de RIO+20, dos debates da Cúpula dos Povos e promover a divulgação deste meio de transporte, que teve tudo a ver com o tema e tem, cada vez mais, se mostrado uma excelente solução para os problemas de trânsito e planejamento das grandes cidades. A RIO+20 foi realizada entre os dias 15 a 23 de junho de 2012 (no Aterro do Flamengo-RJ). O objetivo da Conferência foi assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes (Texto modificado de http://www.rio20.info/2012/). Adrien (Chitão) representou o Trator do Cerrado nessa Cicloviagem, que saiu de Brasília no dia 04/06/2012. Ao todo foram 13 dias e aproximadamente 1200 quilômetros percorridos.
Nesta seção, consideramos apenas as cicloviagens que foram necessário o pernoite.